sexta-feira, 17 de novembro de 2017

MITOLOGIA AMERICANA MODERNA



Guilherme Köhn           Na mitologia Grega, há muitos anos antes de Cristo, conta-se a estória de Teseu e o Minotauro.  Uma estória que todos já conhecem, mas vamos relembra-la rapidamente, para melhor entendimento do nosso tema. 

          O Minotauro (da Mitologia), era um monstro, ou seja, metade homem, metade touro, que devorava as moças jovens, que Atenas lhas entregava como pagamento de um tributo, exigido por um rei de uma civilização opressora.

          Teseu era um herói grego ateniense, que se ofereceu espontaneamente para enfrentar a fera.  Conta a lenda, que Ariadne, namorada de Teseu, entregou-lhe um novelo de linha, para que ele pudesse entrar no labirinto onde morava o monstro Minotauro, e com essa linha, marcar o caminho de volta. 

          E assim foi feito; Teseu entrou no labirinto, marcando o caminho de volta, venceu o Minotauro e libertou Atenas daqueles sacrifícios (tributos) humanos.  Em resumo, esta é a estória que conta a Mitologia Grega, entre outras tantas estórias maravilhosas da Grécia antiga.

          A VERDADE CULTA - essa estória, contada pelos gregos, tinha como objetivo, esconder uma realidade que seria vergonhosa para o povo de Atenas.  Naquele tempo, os povos viviam constantemente em guerra,  e era comum, uma nação conquistar a outra e subjuga-la. Isto feria, o orgulho e a soberania da nação conquistada e escravizada.

          Então, para minimizar essa vergonha, acreditavam os gregos, que seria muito menos vergonhoso, deixar para a história, a ideia de que a sua opressão se devia por causa de um monstro terrível, que ameaçava sua nação, e cuja ira somente podia ser aplacada com o sacrifício humano das indefesas jovens.

          Depois, quando aquela situação vergonhosa era superada de algum modo, criavam outro mito, ou seja, de que Teseu, um bravo guerreiro ateniense, teria vencido e liquidado a fera, libertando assim, o povo do seu jugo insólito. E era assim, que uma mentira deslavada acobertava uma verdade, isto é, através de uma estória fantasiosa (mentirosa) mitológica.

          A MITOLOGIA SE REPETE - hoje, nestes tempos modernos, parece-nos que essa estória se repete de uma forma muito semelhante, com o surgimento de um novo "Teseu", e um novo "Minotauto".  Muita gente poderá não concordar com a analogia que vamos fazer, ou ainda, com a veracidade da estória com a qual vamos "ilustrar" este comentário, mas como diz um ditado popular: "acredite quem quiser".

          Vamos à estória: durante algum tempo, ouvimos falar muito, de um tal Osama Binladen.  Vimos até sua "imagem", num "vídeo" pela televisão.  O terrorista mais procurado do mundo! E que ninguém conseguia encontra-lo... Osama Binladen, a quem foi atribuída a responsabilidade pelo ataque de 11 de setembro de 2001 com a destruição das torres gêmeas dos Edifícios no World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos.

          Passado algum tempo, em 2011 o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama (nosso Teseu moderno), anuncia ter facilmente liquidado Osama Binladen (o Minotauro), e diz que mandou atirar seu corpo no mar.  Mas, "há controvérsias"... Ninguém viu o cadáver, nem mesmo uma fotografia do Bin Laden morto.

          Ou então, como se diz: "matou a cobra mas não mostrou o pau"... Quem é que vai acreditar? Quer fazer a gente de bobo?  Acreditamos que tudo não passa de um mito:  nunca existiu esse Minotauro, chamado Osama Binladen, e a sua "derrota" foi simplesmente uma estória articulada para atribuir o crédito ao nosso Teseu moderno, protagonizado por Barack Obama, e assim lavar a honra de um país poderoso, os Estados Unidos.  Ponto.  Não se fala mais nisso. "Me engana que eu gosto".
Guilherme Köhn




quinta-feira, 16 de novembro de 2017

MENTIRAS DE POLÍTICOS


Comédia

          Os políticos e suas mentiras, são a maior fonte de inspiração para as anedotas que nem  os verdadeiros anedotários que conhecemos conseguem competir. Vou contar uma estória fictícia, mas que até parece verdadeira. Reflete com uma perfeição o perfil dos nossos políticos, cada qual com as suas promessas ideologicamente falsas.


          Deus estava descontente com a humanidade.  Então, certo dia, Ele decidiu-se a por fim em tudo, por causa dos pecados que já não aguentava mais.  Assim, Deus reuniu os principais líderes mundiais para comunicar-lhes pessoalmente a sua decisão de exterminar com a humanidade em 24 horas. Disse então Deus:  "Eu vos reuni aqui para comunicar que extinguirei a humanidade em 24 horas.  Voltem aos seus respectivos países e digam aos povos que estejam preparados.  Eles têm apenas 24 horas".

O PRIMEIRO A REUNIR O POVO FOI OBAMA:
Em Washington, através de uma mensagem à nação, Obama disse:  "Americanos, eu tenho uma boa notícia e uma má notícia para dar.  A boa notícia é que Deus existe e que ele falou comigo.  Mas claro, "já sabíamos disso".  A má notícia é que esta grande Nação, nosso grande Sonho, só tem 24 horas de existência.  Este é o desejo de Deus"

FIDEL CASTRO REUNIU OS CUBANOS E DISSE:
"Camaradas, povo Cubano, eu tenho duas más notícias.  A primeira é que Deus existe... sim, eu o vi, estava diante de mim!  Eu estive enganado este tempo todo...  E a segunda má notícia é que em 24 horas esta "magnífica Revolução"  pela qual tanto temos lutado, vai deixar de existir.

FINALMENTE NO BRASIL, LULA DÁ UMA CONFERÊNCIA PARA A IMPRENSA:
"Brasileiros, hoje é um dia muito especial para todos nós.  Eu tenho duas boas notícias.  A primeira boa notícia é que, eu sou um enviado de Deus, um mensageiro, porque conversei com Ele pessoalmente.  A segunda boa notícia, é que conforme estava no Programa de Governo, em apenas 24 horas, serão extintos:

o desemprego, o analfabetismo, o tráfico de drogas, a corrupção, a pedofilia, os problemas de transporte, água e luz, habitação e o mais espetacular de tudo: todos os impostos vão acabar, assim como a miséria e a pobreza neste País!  É o Governo cumprindo tudo o que prometeu!
(MORAL DA ESTÓRIA: .- Lula é o maior mentiroso da História!)


       



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

DUAS GALINHAS


PIADA DE POLITICO

          Vou contar outro "causo". Ficticio na sua elaboração, na sua inspiração, mas é real na sua manifestação.  Só mesmo fazendo uma piadinha de vez em quando, para amenizar a nossa indignação. No final, vejam no vídeo: "Música para político safado".


PERGUNTAS:
- "Se você tivesse dois apartamentos de luxo, doaria um para o partido?"
-  Sim, respondeu o militante.

- "E se você tivesse dois carros de luxo, doaria um para o partido?"
-  Sim, novamente respondeu o valoroso militante.

- "E se tivesse um milhão na sua conta bancária, doaria 500 mil para o partido?"
-  Naturalmente que doaria, respondeu o orgulhoso companheiro.

- "E se você tivesse duas galinhas, doaria uma para o partido?"
-  Não, respondeu o camarada.

- "Mas por que doaria um apartamento de luxo se tivesse dois, um carro de luxo se tivesse dois
   e 500 mil se tivesse um milhão, mas não doaria uma galinha se tivesse duas?"
-  Porque as galinhas eu tenho!!!


O TELEFONE TOCA


Mãe e filha

         Gosto muito de ouvir e de contar estórias.  Estórias sérias ou não, folclóricas ou espirituosas como a que vou contar agora.  Uma estória fictícia, mas que ilustra situações que por vezes acontecem em nosso dia a dia.  O Telefone Toca.


- Alô? Mãe? Posso deixar os meninos com você hoje à noite?
- Vai sair?
- Sim.
- Com quem?
- Com um amigo.
- Não entendo porque você se separou do seu marido, um homem tão bom...
- Mãe!  Eu não me separei dele!  Foi ele que se separou de mim!
- É assim, é? Você perde o marido e agora você está por aí, saindo com qualquer um...
- Eu não saio com qualquer um.  Posso deixar os meninos?
- Eu nunca deixei vocês com minha mãe para sair com um homem que não fosse o seu pai!
- Eu sei mãe.  Tem muita coisa que você fez e que eu não faço.
- O que você tá querendo dizer?
- Nada! Só quero saber se posso deixar os meninos.
- Vai passar a noite com o outro?  E se o seu marido ficar sabendo?
- Meu ex marido!  Não acho que vai ligar muito, não deve ter dormido uma note sozinho desde
   a separação.
- Então você vai dormir com o vagabundo!
- Ele não é vagabundo!
- Um homem que fica saindo com uma divorciada com filhos, só pode ser um vagabundo
   aproveitador.
- Não vou discutir, mãe.  Deixo os meninos aí ou não?
- Os pobrezinhos... Com uma mãe assim.
- O que a senhora quer dizer com "assim"?
- Irresponsável! Inconsequente!  Por isso seu marido a deixou!
- Chega!
- Ainda por cima grita comigo! Aposto que com o vagabundo com quem está saindo, você
  não grita!
- Agora está preocupada com o vagabundo?
- Eu não disse que era vagabundo?  Percebi de cara...
- Tchau mãe!
- Espere! Não desligue!  A que horas vai trazer os meninos?
- Não vou.  Não vou levar os meninos.  Também não vou mais sair!
- Não vai sair?  Vai ficar em casa?  E você acha que um príncipe encantado vai bater na sua
  porta?  Uma mulher na sua idade, com dois filhos, pensa que é fácil encontrar marido? Se deixar
  passar mais dois anos, aí sim é que vai ficar sozinha a vida toda!  Depois não vai dizer que eu não
  avisei.  Eu acho um absurdo, na sua idade, você ainda precisar que eu a empurre pra sair! ... ...
Casos