![Quem não é visto não é lembrado Quem é bem visto](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTAiDOoNWr0H4XLOMzu-IvBDZDb-w0qbEVc825hMNT76i7AdXUEo4asHB8SsmZlIqyS02z8i4g9DRJFs0Utjc7zjK5KZctMB-1i83yUN8cYHS0wuIGZdyiIbBpYPqEhCBWuYuIIMK1vuM/s320/01+Quem+n%25C3%25A3o+%25C3%25A9+visto.png)
"Quem não é visto não é lembrado". - Quem já ouviu esta frase? Gramaticalmente, é uma locução, ou seja, a união de dois termos que se resumem em um único significado. Ou ainda, uma expressão, uma forma de falar. Mas, embora essa frase tenha um significado único para diversas situações, nem sempre essa máxima é verdadeira, como já aconteceu comigo. É melhor ilustrar com alguns casos práticos:
1º Caso - no Cotidiano:
"Quem não é visto não é lembrado". - Digamos que alguém se afasta do seu convívio social. Uma vez isolado de seus amigos, a sua lembrança vai se tornando mais rara, até cair no esquecimento. Isso acontece ocasionalmente, no entanto, existem outras situações diferentes que acontecem na nossa vida de forma corriqueira. É só uma questão de observa-las e associa-las.
2º Caso - no Amor:
"Quem não é visto não é lembrado". - Aqui, neste caso, essa frase não se encaixa. Um grande amor, por exemplo, pode ser inesquecível. Comigo aconteceu algo semelhante. Eu era ainda criança, digamos um pré-adolescente. Eu adorava observar uma menina, coleguinha de escola. Eu a estimava, e acho que na verdade, eu gostava dela. Às vezes, caminhávamos juntos na volta da escola. Para mim, era a menina mais bonitinha da escola.
No entanto, eu tinha a impressão de que ela me ignorava, se bem que nunca houve um namoro entre nós, pois nos encontrávamos em uma fase precoce par esse atrevimento. E assim o tempo passou, e nossas vidas tomaram rumos diferentes. Mudei de cidade, tive minhas aventuras, esqueci os encantamentos de outrora e por fim me casei (um matrimônio feliz). A única coisa que não esqueci foi a minha cidade de origem, que eu gostava muito (um agradável recanto de Minas).
Consequentemente, depois de muitos anos, e por uma razão qualquer, resolvi visitar a minha saudosa cidade mineira, onde eu deixara também muitos amigos, que talvez já nem se lembrassem mais de mim. ...Decidido, fui para a minha cidade. No dia seguinte à minha chegada, o inesperado aconteceu! ... Eu estava próximo de um jardim, apreciando a natureza, quando alguém me abordou amigavelmente, e me chamou pelo nome:
- "Olá, fulano, eu sou aquela menina, sua coleguinha de escola, lembra-se de mim?" Confesso que me senti surpreso e desconcertado; eu a reconheci pelos seus traços marcantes, mas disfarcei o espanto e conversei com ela por alguns minutos, sem saber direito o que falar; ela estava mudada, uma moça bonita, diferente daquela menina franzina da minha infância, da minha escola, a menina que eu tanto admirava... Acho que ela notou o meu embaraço, então ela continuou: "apareça aqui de vez em quando, você sumiu desta cidade..."
Eu respondi que sim, que eu retornaria, mas no fundo do meu coração, eu sabia que eu não poderia cumprir a promessa... Um mundo de recordações e interrogações tomou conta dos meus pensamentos naquele momento... Moral da estória: "Eu não era visto, mas mesmo assim fui lembrado". Prova de que as regras têm exceções, como neste exemplo, contrariando o sentido inicial desta frase de efeito.
![Quem não é visto não é lembrado A morte](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUoqdCXC_o0bDhs17hGFRjtOeg61l0uNixV_BMqEBbUrz5DIpWzezFGFY4MlToL78_kIVZM-H01ErQmfNwP4wQJyBBoUb6_-cOfxHEUMTMBeiS_ijKyZeLqS2UFZVbEboYzBGwJx6kn0M/s1600/03+a+morte.png)
3º Caso - no Cemitério:
Eu conheci um sujeito, que não visitava o cemitério de jeito nenhum. Ele era supersticioso, e sempre dizia com veemência e convicção: "Quem não é visto não é lembrado". Ele tinha medo de morrer, pensava que a morte, vestida de preto e com uma foice na mão, estaria ali no cemitério, observando as pessoas. Bem, mas isso é credice popular, e esse homem poderia influenciar a própria vida de forma transcendental, ao reverso do que acreditava, isto é, ele poderia morrer de fato, de tanto medo.
4º Caso - nos Negócios:
"Quem não é visto não é lembrado". Essa frase, se encaixa também no mundo dos negócios, melhor dizendo, na propaganda. Já vi uma frase escrita assim: "DEIXE SUA EMPRESA MAIS VISÍVEL - ANUNCIE AQUI". Este anuncio tem o mesmo entendimento da frase que estamos tratando: "Quem não é visto não é lembrado".
![Quem não é visto não é lembrado Modelo](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZzdbUHRfp4izf5_AZ8jEG7ZF1Ly9gokt-QWDFv2zgLoJYo08E3LPnhj6iS2YNsw_L4iWfOlupobxouqsqiZvndrn4P_VvBK0dAV1JUjc7aA5OZdeScZz53GtzSWg5Q5VENjhI1HBeTuI/s320/04+andressa-urach.jpg)
5º Caso - na vida de Modelo
Andressa Urach (veja sua foto), é uma mulher linda (modelo profissional). Ele impressiona pela disposição que tem de se expor na mídia. Corajosa, já fotografou uma abelha pousada no deu Bumbum desnudo. Assume ser bissexual ao viver um "affair" com a terceira colocada do Miss Bumbum 2012, Camila Vernáglia. Ela mesma usa essa frase como justificativa de suas exposiçpões: "Afinal, quem não é visto não é lembrado", afirma a gaúcha gostosona, vice do Miss Bumbum 2012.
Finalizando:
Existe outra frase análoga, que também tem um sentido peculiar, conforme o caso: "Quem não é visto não é amado". E, para quem gosta de estrangeirismos pode treinar essa frase dizendo:
Out of sight, out of mind.