quarta-feira, 5 de julho de 2017

QUEM DESCOBRIU O BRASIL?

          Esta estória se passou em Resende, já faz algum tempo, envolvendo um motorista de ônibus da Empresa Auto Viação Manejo. A Empresa tinha em seu quadro de funcionários, um motorista, bom profissional, chamado José Brasil, conhecido como Zé Brasil, ou simplesmente Brasil.


          Ele trabalhava todos os dias, dirigindo seu ônibus, e no fim do dia, ao término da sua escala, por volta de 8 horas da noite, recolhia o ônibus para a garagem.  Era assim todos os dias, rotineiramente, e no mesmo horário. 

          Mas, eis que esse motorista, o Zé Brasil, começou a atrasar na entrega do ônibus na garagem. Às vezes recolhia o ônibus às 9 horas, ou 10 horas, ou até meia noite.  Mas ele sequer justificava os atrasos, mas os seus colegas de serviço notavam.  Afinal, o Brasil sempre fora pontual. 

          "Tanto vai o cântaro à fonte, que um dia quebra", diz um ditado popular; e foi assim, que um dia alguém descobriu!  E logo um buchicho se espalhou célere entre os colegas de serviço, tanto  entre o pessoal da Garagem, como entre outros motoristas.

          Estava acontecendo o seguinte: o Zé Brasil havia arranjado uma "namorada" (ou gambiarra como diziam), e todos os dias, em vez de recolher o ônibus para a garagem, ele o estacionava numa rua deserta, à beira do rio Paraiba, debaixo de algumas árvores frondosas, e ali ficava com a sua desditosa namorada.  Daí, a razão dos seus atrasos. 

          O buchicho foi tanto, que chegou aos ouvidos do patrão (o dono da Empresa).  E o Brasil foi chamado ao escritório.  Seus colegas estavam apreensivos... Ih! É hoje que o Brasil vai ser mandado embora!  Vai ser despedido!  Ficaram todos amedrontados. 

          Mas o Brasil não foi demitido não.  Com certeza, recebeu apenas uma advertência, ou um "sabão", como se dizia.  Afinal, o Brasil era um bom motorista, e desde que o fato não se repetisse, ele continuaria empregado.  E assim aconteceu, e o Brasil voltou a ser aquele motorista sempre pontual ao fim de cada expediente. 

          Passado o susto, a galera (seus colegas) não perdiam a oportunidade para uma gozação.  Alguém perguntava: - "QUEM  FOI  QUE DESCOBRIU  O  BRASIL?"  O Zé Brasil ficava furioso com essa brincadeira:
- "Quem descobriu o Brasil?"
- "Foi a puta que pariu!", respondia o próprio Zé Brasil, vociferando com raiva.  Mas a turma nem ligava, e todos caiam na gargalhada. 

          Pobre José Brasil! "Mas nesse mundo o mal feito é descoberto e o Zé Brasil viu de perto sua esperança perdida".  Poxa, tava tão bom... FIM.
Estoria de José Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário