Esta sentença, de apenas duas palavras (Lula ladrão), se transformou em um verdadeiro bordão, e está na "ponta da língua" da maioria dos brasileiros patriotas, pessoas de bem. Uma frase que ficará na História (com "H" maiúsculo, porém infausto).
Mas o Lula, "o ladrão", foi para a cadeia. Só isso, num País com tantos vultos históricos como o Brasil, é motivo para celebração, para soltar fogos, etc. Trata-se do larápio mais odiado do Brasil.
Lula, virou adjetivo e substantivo masculino. Será incorporado em nossos dicionários, com vários significados, tais como: "aquele que se corrompeu; corrompido; aquele que age depravadamente; devasso, depravado; podre; aquele que age desonestamente, em benefício próprio ou de outrem, especialmente nas instituições públicas, lesando a nação, o patrimônio público, etc; aquele que age de maneira indefensável"
Pode significar também o sujeito que está em constante mutação, sempre em direção contrária ao que fala ou que falou; tem episódios de amnésia (não sabia). Suas paiores vítimas são as pessoas das classes assalariadas e médias, pois têm que pagar impostos para não receber serviços de saúde, educação e outros serviços dignos.
Políticos desonestos, poderão ser alcunhados de "Lula", com muita propriedade. Poderemos dizer com muito respeito: "Sua excelência é um Lula, e não merece o meu voto". Os advogados que gostam de ser eloquentes na redação de seus processos, poderão tratar seus clientes políticos como "corruptus". Etimologia do latim.
Vou contar uma estória, cujo autor é Reri Barreto (poeta, cronista), nascido em Aracaju. Atualmente, é professor na Rede Estadual de Sergipe. Vamos à estória:
... Certa vez, o Lula estava ouvindo uma emissora de rádio quando de repente o locutor pára e anuncia: - Atenção! O PT agora vai entrar em cadeia nacional...
- Esta cadeia o PT não conhece! Quem foi o desgraçado que ergueu esta cadeia? (Espantou-se Lula ao ouvir a notícia). - Calma Lula. (Amenizou um assessor).
- Calma uma peste! Acha pouco a Papuda? Onde fica esta cadeia nacional?
O ambiente esquentou ainda mais quando Dilma iniciou o pronunciamento.
- Desta vez até a presidenta Dilma foi presa! Agora ela está dando depoimento na tal cadeia nacional. (Com paciência o assessor político explicou ao ex-presidente o que era a cadeia nacional no rádio e na TV para tranquilizar o petista. Aliviado, lula ainda desabafou:)
- "Cumpanhero", é que a palavra PRISÃO ultimamente anda atormentando todos os políticos brasileiros. E como político eu tenho que ficar de olhos abertos...
Conclusão:
É Lula, quem tem c... tem medo.