sexta-feira, 4 de maio de 2018

LULA LADRÃO


O Pingusso

          Esta sentença, de apenas duas palavras (Lula ladrão), se transformou em um verdadeiro bordão, e está na "ponta da língua" da maioria dos brasileiros patriotas, pessoas de bem. Uma frase que ficará na História (com "H" maiúsculo, porém infausto).


          Mas o Lula, "o ladrão", foi para a cadeia.  Só isso, num País com tantos vultos históricos como o Brasil, é motivo para celebração, para soltar fogos, etc.  Trata-se do larápio mais odiado do Brasil.

          Lula, virou adjetivo e substantivo masculino.  Será incorporado em nossos dicionários, com vários significados, tais como:  "aquele que se corrompeu;  corrompido;  aquele que age depravadamente; devasso, depravado; podre; aquele que age desonestamente, em benefício próprio ou de outrem, especialmente nas instituições públicas, lesando a nação, o patrimônio público, etc;  aquele que age de maneira indefensável"

          Pode significar também  o sujeito que está em constante mutação, sempre em direção contrária ao que fala ou que falou;  tem episódios de amnésia (não sabia).  Suas paiores vítimas são as pessoas das classes assalariadas e médias, pois têm que pagar impostos para não receber serviços de saúde,  educação e outros serviços dignos.

          Políticos desonestos, poderão ser alcunhados de "Lula", com muita propriedade.  Poderemos dizer com muito respeito: "Sua excelência é um Lula, e não merece o meu voto".  Os advogados que gostam de ser eloquentes na redação de seus processos, poderão tratar seus clientes políticos como "corruptus". Etimologia do latim.

          Vou contar uma estória, cujo autor é Reri Barreto (poeta, cronista), nascido em Aracaju.  Atualmente, é professor na Rede Estadual de Sergipe.  Vamos à estória:

          ... Certa vez, o Lula estava ouvindo uma emissora de rádio quando de repente o locutor pára e anuncia:  - Atenção!  O PT agora vai entrar em cadeia nacional...

-  Esta cadeia o PT não conhece!  Quem foi o desgraçado que ergueu esta cadeia?  (Espantou-se Lula ao ouvir a notícia).  -  Calma Lula. (Amenizou um assessor).

-  Calma uma peste!  Acha pouco a Papuda?  Onde fica esta cadeia nacional?
O ambiente esquentou ainda mais quando Dilma iniciou o pronunciamento.

-  Desta vez até a presidenta Dilma foi presa!  Agora ela está dando depoimento na tal cadeia nacional. (Com paciência o assessor  político explicou ao ex-presidente o que era a cadeia nacional no rádio e na TV para tranquilizar o petista.  Aliviado, lula ainda desabafou:)

-  "Cumpanhero", é que a palavra PRISÃO ultimamente anda atormentando todos os políticos brasileiros.  E como político eu tenho que ficar de olhos abertos...

Conclusão:

É Lula, quem tem c... tem medo.

CRÔNICA DAS CRÔNICAS


Crônicas

          Uma simples palavra, pode servir de argumento para uma "Crônica dissertativa".  A intenção desta afirmativa, é justamente disseminar essa ideia a todos aqueles que apreciam uma boa prosa escrita.  A luz do saber não consiste em um emaranhado de palavras em nossa mente, mas sim transmiti-la na sua essência, e propagar bons pensamentos.


          Ao final deste comentário, há um link para um BLOG com estas e muitas outras ideias.  Vamos pois, de momento, declinar algumas dessas palavras:

          ARROGÂNCIA  - Você conhece uma pessoa arrogante? Sabe definir o que se entende por arrogância?  Sabia que às vezes essa aparente arrogância pode significar na verdade, um complexo de inferioridade?  Você saberia dar um exemplo de uma pessoa que todos conhecem, e que seja muito arrogante?  Pode ser por exemplo um político, ou até mesmo um empresário qualquer.

          HUMILDADE  - Você sabe quais são as características que envolvem ou que definem uma pessoa humilde?  Sabia que é preciso ser muito forte e inteligente para alcançar essa qualidade, ou seja, de uma pessoa humilde?  Sabia que para compreender melhor a questão da humildade, basta observar como age a maior parte das crianças?  É simplesmente incrível e maravilhoso!

          FAMÍLIA  - Você sabe o que é uma família?  Sabe que uma família bem constituida é a base de uma sociedade perfeita?  Você conhece a estrutura de uma família?  Sabe que na China, infelizmente, esse valioso conceito está em decadência?  Sabia que em nosso querido Brasil, há também o risco de que pessoas nefastas e mal intencionadas façam tudo para destruir nossos conceitos e valores mais puros?

          ESTÓRIAS  - Você sabe qual é a diferença entre "história"  e  "estória"?  Você sabe que existe uma controvérsia no uso dessas duas palavras similares?  Qual é a maneira correta de escreve-las?  Que entre vários dicionários também existem divergências?  Você conhece exemplos de uma ou outra grafia?

          CONCLUSÃO  - todos esses questionamentos são colocados à luz de um entendimento que procura esclarecer dúvidas, sem desmerecer a opinião de cada um.  Qualquer comentário esclarecedor e construtivo será muito bem-vindo.  Cada um desses quesitos aqui mencionados, poderá ser encontrado no Blog:  CRÔNICAS DE GUILHERME KOHN, ou então acessando o link abaixo:
           https://cronicasdeguilhermekohn.blogspot.com.br

Uma frase inspiradota:
          "Cumpre falar com simplicidade das ideias complicadas e com sutileza das ideias simples"   (Jean Cocteau)