sábado, 4 de janeiro de 2020

UMA VERDADE INCONVENIENTE


Falácias

          Vou contar um caso verdade (mas nada a ver com novela da Rede Globo).  O caso é sério.  Em 2006, um vice-presidente dos Estados Unidos, chamado Al Gore, produziu e apresentou, um filme documentário sobre o aquecimento global e suas consequências.  Nesse filme, ele fazia uma série de previsões catastróficas que aconteceriam gradativamente até 2016, tais como degelos gigantescos no polo norte, inundações, vulcões, etc.


          Muito bem.  Como ficção científica, o filme tem o seu valor e merece elogios.  Mas a intenção não era essa, e sim, alertar o povo para uma realidade e disseminar o medo, talvez quem sabe, com objetivo de angariar algum dividendo político, mas isto seria uma outra questão.  Resumindo:  o filme apesar de muito bem trabalhado e montado, o resultado esperado foi uma verdadeira falácia. 

          Nada ocorreu até hoje de acordo com suas previsões, a não ser o título do filme: "Uma  verdade inconveniente".  Esse tema sim, foi uma ideia genial, porque serviu para qualificar e intitular uma determinada pessoa aqui no Brasil.  Quem?  Dilma Rousseff!  Ela mesma, que todos conhecem por suas cacetadas na língua portuguesa.  Ipso facto, serviu também para que pudéssemos bolar instintivamente, dezenas de vídeos no Youtube, protagonizados por Dilma Rousseff. 

          Numa versão tupiniquim, a Dilma se tornou uma protagonista das previsões catastróficas daquele filme americano, só que num contexto linguístico.  De fato, pois ela nos ataca com a sua língua, o dilmês, e assassina o nosso português.  Continuem lendo, e saibam mais, sobre o porqueê desse título tão bizarro, tão excêntrico.

          Portanto, deixo aqui registrado por escrito suas palavras de mulher sapiens, como ela mesma se intitulava, desde a saudação da mandioca ao estoque de vento. 

Palavras da Dilma:

01)  Quero dizer para vocês que, de fato, Roraima é a capital mais distante de Brasilia, mas eu garanto para vocês que essa distância, para nós do Governo Federal, só existe no mapa.  E aí eu me considero hoje uma roraimada.  Roraimada, no que prova que eu estou bem perto de vocês. 

02)  Gente, eu engasguei comigo mesma!

03)  Eu disse para o presidente Obama, que era claro que ele sabia, que depois que a pasta de dente sai do dentifrício, ela dificilmente volta para dentro do dentifrício. 

04)  O dia da criança é o dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais.  Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante. 

05)  O meio ambiente é sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável .

06)  E por que hoje?  Porque era o dia que eu podia e ele podia.  Eu podia, quase que eu não podia, porque eu vinha prá cá. 

07)  Ter uma forma de você estocar.  O vento, ele é diferente em horas do dia.  Então vamos supor que vente mais à noite;  como é que eu faria para estocar isso. 

08)  Porque veja, eu já vi, parei de ver, voltei a ver, e acho que o Neimar e o Ganso tem a capacidade de fazer a gente olhar. 

09)  A questão da ciência e a tecnologia e da inovação, porque ela transforma o mundo.  E é isso que a ciência faz desde a arca de Noé.

10)  E nós não vamos colocar uma meta.  Nós vamos deixar uma meta aberta.  Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta. 

11)  4 pra 13 dá 7.  Aliás, 4 para 13 dá 9.  Eu estou pensando no furacão, não, furacão não, em Fucujima.  Como é que chama...

12)  No estado de São Paulo, começou a chover muito, e o pessoal tá saindo da chuva, com razão.  Então o pessoal que não está protegido, tá saindo da chuva.  É bom que chova, mas tem hora que quem tá na chuva, não quer pegar a chuva.  Então, é essa contradição sempre. 

13)  Não acho, que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder, vai todo mundo perder. 

14)  E disse pra mim que ele é o único prefeito do Rio de Janeiro do mundo, e isso o torna uma pessoa especial.  E eu cheguei à conclusão, que ele é o melhor prefeito das galáxias, e não é da Via Láctea, é de uma galáxia chamada Rio de Janeiro.  Uma galáxia especial. 

15)  Eu acredito que nós teremos uns Jogos Olímpicos que vai ter uma qualidade totalmente diferente e que vai ser capaz de deixar um legado tanto... porque geralmente as pessoas pensam: "Ah, o legado é só depois".  Não, vai deixar um legado antes, durante e depois.

16)  Eu tô saudando a mandioca.

REFLEXÃO FINAL:

Dilma Rousseff, é uma verdade inconveniente para ocupara qualquer cargo político, visto que a sua falta de neurônios não lhe permite, mas é conveniente para nos divertir com suas burrices, e assim produzir matérias para o Google, para o Youtube, programas humorísticos na TV e inclusive para este Blog.  God Save the King!  Deus salve a rainha (a rainha da imbecilidade.)

Burrices da Dilma

PENSA QUE NÓIS É BOBO?


Sabedoria do Povo

          Não me subestime.  Posso ser bem mais do suas perspectivas imaginal, disse um pensador.  Até as crianças de hoje, já nascem com uma sagacidade superior àquela criança de antigamente.  Um pequeno garoto, de 4 anos deixou sua mãe impressionada com uma conversa.  Ele teria informado que já "morou" na barriga dela (da mãe), e que morreu, mas conseguiu voltar porque estava com saudade


          A mãe, que disse ter sofrido um aborto antes da chegada do filho, divulgou essa história nas redes sociais.  Mas, essa é uma outra história.  Eu sou mineiro (MG), contador de causos.  Vou contar um "causo", envolvendo um certo professor arrogante e cheio de si, e um senhor de aparência simplória e ignorante.  Vamos pois a essa estória interessante.

          ... Um professor arrogante embarca em um avião e senta-se ao lado de um idoso com cara de pouca instrução.  No meio do voo, o professor decide propor um jogo com o velhinho e provar que é intelectualmente superior, então se vira para o velho e diz: - "você quer jogar um joguinho comigo?"  O Senhor olha para ele e responde:

          - "Depende, que tipo de jogo? ... O professor prossegue explicando o jogo: - "Faremos perguntas um ao outro de cada vez.  Quem souber a resposta ganhará um real, e quem não souber, pagará um real ao outro. Topa?"  O professor ainda sorri, sabendo que o seu conhecimento é muito superior.  Mas o velhinho se recusa!  Determinado a fazê-lo concordar, o professor aumenta o valor das apostas para ele:

          - "Se eu perder, vou dar-lhe dois reais em vez de um!" - Não, responde o velho.  - "Cinco reais" - "Não!" - "Dez reais"  - "Eu já disse que não!".  Desesperado, o professor faz uma oferta final: - "Está bem, se eu perder, eu lhe darei cem reais, e se você perder, você só me pagará um real!"  O velhinho pensa um pouco e então responde: - "Só se eu começar".  E o professor concorda imediatamente.  - "Pergunte, diz o professor, confiante de que nunca perderia,"  Então o idoso pergunta: "O que é, o que é:  tem cinco cabeças, quarenta pés e vive dentro de um balde?"

          O professor pensa no enigma, tentando encontrar qualquer coisa que se encaixe na descrição.  Após uma hora de intensa concentração, o professor desiste.  Resmungando, ele pega a carteira e dá ao velhinho uma nota de 100 reais.  Mas o professor não perde tempo e pergunta: - "Então!  O que tem cinco cabeças, quarenta pés e vive dentro de um balde?"

          O velho sorri, encolhe os ombros e diz: - "Não faço a mínima ideia.  Aqui está seu um real." MORAL DA ESTÓRIA: PENSA QUE NÓIS É BOBO?  Não subestime, um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência.  Ponto Final!