terça-feira, 3 de outubro de 2017

O GRANDE SABICHÃO


pré historia

          Esta, é uma crônica do tipo "Dissertativa".  Vou dissertar sobre o tema "O Grande Sabichão".  Quem seria ele?  Pode ser qualquer pessoas do nosso conhecimento, ou de nossas lembranças, e que se encaixa no perfil que vamos apresentar.


          Em primeiro lugar, essa ideia de "O Grande Sabichão", surgiu daquelas estórias em quadrinhos que existiam antigamente (não sei se ainda existem):  "As Aventuras do Brucutu", uma sátira do homem das cavernas.

          Nessas estórias, que muitos conhecem ou devem se lembrar, o Grande Sabichão (The Grand Wizard), era o "homem da medicina" (na pré-história), e era também o conselheiro do rei da tribo, o rei Guz.  Se o rei Guz tivesse uma unha encravada, chamava o Grande Sabichão;  este preparava uma beberagem com os ingredientes mais estapafúrdios, e dava como remédio de beber para o rei Guz; ou ele sarava, ou piorava de vez, conforme o enredo da estória e da criatividade do escritor.

          Mas o Grande Sabichão era o homem que sabia de tudo mesmo.  Igualzinho alguém que eu conheci nos meus tempos de moleque lá em Passa Quatro-MG.  Eu tenho boas lembranças.  Mas quem não conhece ou conheceu alguém assim?  Caractgerísticas do "sabichão":

          1)  Ele sabe de tudo; pergunte a ele;
          2)  Ele se acha o melhor em tudo;
          3)  Gosta de mostrar que sabe (mas, às vezes não sabe nada);
          4)  Gosta de ser um líder (da molecada);
          5)  Gaba-se de saber alguma "coisinha";
          6)  É um burro, que se acha um sabichão;

          Existe uma frase interessante, que diz o seguinte: "Burro é quem tem uma SEREIA (do saber) no barco, e fica pescando PIRANHA no lago".  Esta frase serve para uma reflexão, pois tem uma profundidade e tem sabedoria.  Um dileto amigo que eu conheci, era mais ou menos assim;  ele era inteligente, sabia alguma coisa, mas se achava esperto demais, menosprezando seus verdadeiros amigos.

          A vida é uma escola.  Nos ensina a duras penas, tudo o que precisamos aprender.  O tempo passa, e quem não aprende a valorizar pessoas, um dia olha para o lado e vê que está sozinho.  É a vida.
Brucutu

Um comentário:

  1. Lia sempre que podia o gibi do Brucutu. Ao seu lado o Grande Sabichão. Pois bem, encontrei muitos grandes sabichões ainda existem hoje, que tudo o que você fala ele dá o palpite ao contrário. Conheçi um que não entendia nada de redes de computadores e foi dar aula a técnicos especializados, o mesmo destruiu todas as informações de um gerente de empresa simplesmente por curiosidade pegou aquelas calculadoras de bolso, mostrando a bateria para os que estavam ao redor e levou do gerente "muito bonito, o sr, acaba de apagar todas as informações que eu tinha gravado. E por aí vai, uma imensidão de Grande Sabichões.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário