segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

FELIZ NATAL


Três Reis Magos

          Melchior, Gaspar e Baltazar, eram os Três Reis Magos que visitaram Jesus na data do seu nascimento.  Eles eram chamados de Magos, porque eram sábios, versados em sabedoria esotérica, isto é, conheciam muitos segredos da vida. Eram verdadeiros místicos iluminados, que sabiam por meio de um vaticínio, da vinda de um espírito divino (Jesus), Rei e Salvador da nação judaica.


          OBSERVAÇÃO: Salvador no sentido de um Messias, pois naquela época já era do conhecimento do povo judeu, através de uma profecia, que Deus prometera um redentor espiritual, um homem santo, para guia-los como um verdadeiro Mestre, e eles esperavam ansiosamente por esse Mestre, ou Messias. 

          Conta a estória bíblica, que os Reis Magos eram guiados por uma estrela na sua jornada a caminho de Belém.  Mas essa "estrela", é apenas uma simbologia da Bíblia, pois esses Reis Magos viajaram desde a Pérsia, e certamente conheciam o caminho, por serem reis e por serem sábios.  Chegando ao seu destino, visitaram o menino Jesus recém-nascido, e o presentearam com incenso, ouro e mirra, como reconhecimento de sua divindade. 
Três Reis Magos
          Bem, esta breve preleção sobre os Reis Magos, é apenas para dizer que; se quisermos comemorar o Natal de modo Cristão, deverá existir dentro de nós um pouco de Mago e um pouco de Reis.  Ou seja, "Mago", no sentido de ver a verdade que muitos não vêm, ou simplesmente ignoram; a verdade dos ensinamentos de Jesus.

          E também devemos ser "Rei", no sentido de deixarmo-nos guiar por uma estrela (da sensibilidade) e oferecer dádivas (orações) a Deus e a Jesus, ou também sentir que existe uma criança em cada um de nós, que acredita num mundo melhor, e sonha com isso.

          Vamos celebrar o Natal, tendo o espírito de Cristo dentro de nós.  Disse Jesus:  "eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo..." Que estas palavras do Mestre Jesus, possam significar para todos nós, o verdadeiro espírito de irmandade entre os homens.  E despertar em nossos corações, além do espírito festivo, o verdadeiro espírito de religiosidade do Natal.

          FELIZ NATAL, PAZ NA TERRA... Desejamos principalmente que a Paz possa ser irradiada para toda a humanidade, que possa ser o presente maior de todos neste Natal, e que perdure para sempre, por toda a vida.  Que as canções natalinas possam repercutir dentro de cada um a mensagem do aniversariante: "Paz na terra, aos homens de boa vontade".  FELIZ NATAL !

sábado, 2 de dezembro de 2017

É TUDO ALTERNATIVO


Rudi Sartoni

          Existiu há muito tempo na Alemanha, por volta de 1912, um rapaz chamado Rudi Sartoni.  Ele nasceu sem braços, mas era um artista fenomenal; ele tocava violino, e era um virtuoso nesse instrumento.  Como ele não tinha braços, ele tocava com os pés (veja na foto). Embora nascido na Alemanha, seu nome sugere que ele deveria ser de família ou de descendência italiana.


          Meu avô, que viajava nessa época para a Alemanha, nos contava essa estória, e até nos trouxe um postal desse rapaz, que ora eu publico nesta crônica dissertativa.  O exemplo desse rapaz, é de superação de uma aparente dificuldade para a qual parecia não haver solução, ou alternativas.


          Mas, guardando as devidas proporções e situações, aqui no Brasil parece-nos que quase tudo é alternativo.  Senão, vejamos estes exemplos:
- Fala-se em remédios genéricos, o que não deixa de ser uma alternativa para o consumidor, ou quando vamos a uma concessionária de veículos, e perguntamos por exemplo:

- Tem carro zero?  - Sim, tem o básico (alternativo) e tem o modelo completo, um pouco mais caro...
- Você vai ao destista?  - Vou.  - No Dr. Sérgio?  - Não.  Vou na clínica popular (alternativa) que é 
    melhor e mais barato.
-  Você está procurando um escritório de Contabilidade?  Vai lá no Bira.  - Não tem outro mais 
    barato?  Um alternativo?  - Bem...

-  Você vai votar?  - Vou.  - Qual é o seu candidato?  - Bem, qual é a melhor alternativa
-  A melhor alternativa, é votar em um candidato alternativo...
-  Seu filho estuda?  - Ele está fazendo faculdade alternativa.  Ele vai ser engenheiro mecânico 
    alternativo...

          E assim podemos ficar enumerando exemplos e mais exemplos.  Vamos a mais alguns, tirados da nossa vida real.  Já faz algum tempo, ouvimos o Prefeito de Itatiaia-RJ, Almir Dumay, num programa de rádio, dizendo que no município (Itatiaia), havia uma estrada alternativa para quem quisesse transitar com seu carro particular sem passar pela Praça de Pedágio, próxima ao município.

          Os programas de televisão, tais como: Faustão, Gugu, Ratinho e outros, se transformaram em programas alternativos para quem não tem uma TV por assinatura.  Alternativa, já é tema de inspiração  de poetas, como nesta trova colhida ao acaso:

                                        Sinto no peito um enlevo,
                                        e no coração uma ansiedade;
                                        Sem alternativa eu escrevo,
                                        versos de amor e saudade.

          Por falar em poesia, que lembra romance, paquera e outras alternativas mais, aqui vão algumas frases alternativas que já são conhecidas, mas que não custa lembrar, para ter sempre à mão:

     - eu estava procurando uma mulher, exatamente como você...
     - você, além de bonita, é muito inteligente...
     - para mim, sexo sem amor não vale...
     - Vamos para um lugar mais tranquilo?
     - Quando podemos nos encontrar de novo?

          Na hora em que tudo virar alternativo, vamos ter que inventar o alternativo do alternativo.  Por exemplo: o Transporte Alternativo, que já existe, é feito por Vans e Kombis.  A alternativa deste alternativo, será transportar passageiros em carros de passeio mesmo.  Uma espécie de táxi alternativo.  Nesse caso, eu pegaria o meu Fiat Uno \Mille e sairia por aí, catando passageiros e faturando uma graninha extra.

          O QUE?  Já tem gente fazendo isto?  Eu não falei?  Preciso pensar em outra coisa...
          (A falta de alternativas clarifica maravilhosamente a mentge).
          "Eita, mundo véio sem porteira, sô..."
Porteira


SÓ RINDO



Sorrindo           Na vida, a gente ouve muitas piadas e muitas estórias espirituosas, que servem para alegrar o nosso espírito.  A maior parte desses "contos", não tem muita graça, ou então, depende do momento e de quem conta.  No momento certo, qualquer pilhéria é bem vinda.  Aqui, neste Blog, procuro publicar aquilo que melhor me parece, e não espero agradar a todos, mas esse o meu objetivo, e para o qual  estou  me esforçando.

SÓ  RINDO

O Casório
          Essa estória eu ouvi contar.  Não sei com quem aconteceu, nem quando aconteceu.  Mas quem me contou garantiu que foi um caso verdade.  Aconteceu de fato. Trata-se da estória de um casório lá nas Minas Gerais.  Foi assim:

          ... Numa festa de casamento, estavam presentes os convidados, os padrinhos, e claro, o casalzinho, os recém casados.  Um dos padrinhos, já estava cheio da "manguaça", mais pra lá do que pra cá, mas movido pela "coragem", resolveu fazer um discurso.  Subiu num palco improvisado para a música, pegou o microfone, e falou mais ou menos assim:

          - "Eu quero dar os parabéns aos noivos!  E que esta cerimônia se repita por muitos e muitos anos!"... As pessoas iam bater palmas, mas logo começaram a rir.  Todos perceberam o "mico" do discurso.  Como diz a a Inezita Barroso na sua música: - "A marvada da pinga é que me atrapaia... oi lá..."

Sexo
          Uma Empresa onde eu trabalhava, aqui mesmo em Resende-RJ, adotou um sistema de distribuição de fichas aos candidatos a um emprego, para as mais variadas funções.  Havia um dia da semana, para que tais fichas fossem distribuídas e preenchidas pelos pelos interessados.  E a cada semana,  diante do portão de entrada da Empresa, formava-se uma fila de desempregados ansiosos por uma vaga.

          Uma menina, ao preencher sua ficha, assim respondeu aos quesitos formulados:
NOME:  Fulana de tal;
FILIAÇÃO: Fulano e Fulana de tal;
DATA DE NASCIMENTO:  data tal;
SEXO: de vez em quando ...

No Cemitério
          Um indivíduo colocava flores sobre o túmulo de algum parente morto.  Logo ao lado, em outro túmulo, um chinês colocava um prato de arroz sobre a lápide.  O indivíduo, vendo aquilo, não se conteve, e perguntou ao chinês:  - "Vem cá, china, você acredita mesmo que o seu defunto virá comer esse arroz?  - O chinês olhou bem para o tal indivíduo, e respondeu: - "Oh, sim, no momento em que o seu vier cheirar as suas flores"...

MORAL DA ESTÓRIA: "Não devemos menosprezar as pessoas.  Devemos aceita-las e respeitar a fé e os costumes de cada um".
Risos