sexta-feira, 2 de março de 2018

A VERDADE E A ALEGORIA


Verdade

          Vou contar uma estória de duas personagens muito antigas, mas que estão vivas até hoje:  uma personagem se chama VERDADE, e a outra personagem se chama ALEGORIA.  A Verdade, sempre se aproximava dos homens, sem roupas, ou seja, completamente nua e sem pudor.


          E justamente por isso, todos viravam-lhe as costas, sentindo vergonha, ou medo, enfim, a Verdade não era bem vinda entre as pessoas.  A Verdade era sempre desprezada.  Em razão disso, ela ficava muito triste e desolada, sentindo-se rejeitada em todos os lugares por onde passava.

       n   Mas, eis que numa bela tarde de outono, a Verdade casualmente encontra-se com a Alegoria, que passeava alegremente trajando um belo vestido todo colorido.  Entre essas duas personagens (amigas íntimas), inicia-se o seguinte diálogo:

- Verdade! Minha querida amiga, por que estás tão abatida? (Perguntou a Alegoria);
- Porque acho que sou muito feia, pois todas as pessoas me evitam, e até fogem de mim... (respondeu a Verdade;
- Ora, que bobagem! (Respondeu a Alegoria); não é por isso que os homens te evitam; tome, vista algumas das minhas roupas e verás o que te acontece.

          Então, a Verdade vestiu algumas das lindas roupas coloridas da Alegoria, e aconteceu um milagre: por toda parte onde ela passava, era muito bem recebida, e com a maior simpatia.  Foi então que a Alegoria lhe contou o segredo: - O que acontece, amiga, é que os homens não gostam de encarar a verdade nua e crua:  eles preferem a Verdade disfarçada...

MORAL DA ESTÓRIA:
          Sinceridade em demasia destrói bons relacionamentos.  As pessoas em geral não se atraem pela Verdade, mas sim pelas aparências. 
Alegoria

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário