![HUMOR INTELIGENTE ESTORIA DE G. KOHN](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisLFt7Nm6PFafI-BU6bIjW2nw2_qF1E1e76kHGhuyhyDsCYp7n9b5wb7E3YLtArXxTMLnDeLVIOVUvQyKY1WISphuBzHt1qiVC0F0qC1Vg2h1BFMisdNoBgpQayzYNbCHW7AuhnyGOJhU/s320/trem+antigo+1.jpg)
Vou contar com minhas palavras, uma estória interessante que li num livro de Português, do eminente professor dessa matéria, Luiz Antônio Sacconni. Serve para testar a perspicácia do leitor ao final do contesto. A estória se passou, com um famoso escritor português, chamado Camilo Castelo Branco. Conta-se que esse homem era muitíssimo educado, e que era incapaz de dizer um palavrão por mais provocativa que fosse a situação.
Pois bem. Camilo Castelo Branco, certa feita, estava viajando de trem. No interior do vagão, sentado junto com ele, no banco do trem, próximo à janela (fechada), estava um rapazola aparentemente tranquilo. A viagem transcorria normalmente, sem qualquer incidente, sem qualquer novidade.
Mas, em dado momento, o rapaz resolve abrir a janela, causando um desconforto não só ao companheiro de viagem (Castelo Branco), como também aos outros passageiros, pois o vento que entrava pela janela era muito forte e nem os chapéus dos passageiros paravam nas respectivas cabeças. (Naquela época, era moda o uso de chapéu.)
Camilo pede licença ao jovem, educadamente, e fecha a janela. Passam-se 10 ou 15 minutos, e o rapazola novamente abre a janela, sob o protesto de alguns passageiros do trem. A ventania que entrava pela janela, incomodava a todos.
Novamente, com a mesma educação, Camilo fecha a janela. Passa-se mais algum tempo, e outra vez o rapaz abre a janela. Parece que só ele gostava da frescura do vento, pouco se importando com o incômodo que causava aos outros passageiros. Nesse momento, Camilo Castelo Branco não se conteve, e fala ao rapaz em voz alta:
- Meu caro jovem, você é teimoso como o seu pai!
- Como? O senhor conheceu o meu pai?
- Claro que conheci o seu pai. Ele vivia dizendo que não se casaria nunca! E de fato, ele nunca se casou.
Sem mais palavras.
![Humor Inteligente Camilo Castelo Branco](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaQR9hASxGX2AKBYhu9l7ELsVjGdjHVeEcLP-QPtEkh02DPXT1PU4rw18mmq9kry9V3Q5x4ko6BSJ2Y_3NqGUuWug0HoVGLcAQu9X0ZYd7Bl50VE4UZVzXq2m5d6pP89hqMKGowiL6FF0/s320/trem+antigo+2.jpg)
OBSERVAÇÃO:
Camilo Castelo Branco foi um escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário